quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Eleições 2010: medo!



Nunca neguei que meu forte não é política. Me considero ignorante no assunto, não entendo bem as divisões partidárias e geralmente sei pouco sobre a vida de políticos, seus projetos e promessas. Reconheço que essa ignorância é opcional, pois a informação está aí para todos, difundida amplamente em meios de comunicação de massa.
Em ano de eleição sinto um arrepio e uma sensação desagradável quando vamos chegando perto do mês de maio ou junho. Nada contra a eleição propriamente dita, mas sim contra o fato de ser OBRIGADA a trabalhar nela. Nesses meses eu recebo a tão odiada convocação, me comunicando que devo me apresentar no local tal, hora tal e em eventual 2º turno para cumprir com meu dever de cidadã. Como se eu já não cumprisse... Enfim, até hoje nunca entendi qual o critério de seleção que eles utilizam para definir quem irá trabalhar nas eleições. A questão é que isso me irrita profundamente. Quando começam as propagandas na TV dirigidas a nós, mesários, com algum personagem sorridente tentando nos fazer acreditar o quanto é bom trabalhar pela democracia do nosso país eu aperto o botão “mudo”. Tanto vagabundo no mundo e eu que me mato de trabalhar a semana toda (inclusive em casa aos finais de semana) sou obrigada a perder meu domingo de descanso enfurnada em uma escola trabalhando de graça. E não venham me dizer que as empresas nos concedem alguns dias de folga em decorrência deste trabalho (LEI Nº 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997.) porque, na prática, a realidade é outra. Além disso, também não concordo com o voto obrigatório em um país cuja democracia é o regime de governo. Mas deixando de lado essa revolta toda e voltando ao foco da questão, vamos prosseguir.
Procuro me manter informada em âmbito geral, pois acho importante saber o que está acontecendo à nossa volta e também porque é desagradável participar de uma conversa entre amigos e não saber nada de nada, não participar e não interagir.  Aliás, isso é péssimo para o networking que hoje em dia, convenhamos, é fundamental. Mas percebo que a minha desinformação no quesito política não é tão grave como eu pensava, se comparada a uma considerável parcela da população brasileira.
Jornal O Globo, 10 de agosto de 2010, terça-feira. Na parte do jornal destinada às eleições 2010 me deparei com alguns depoimentos que, sem querer bancar a ingênua, me chocaram. Muitos eleitores desconhecem até mesmo quem é a candidata apoiada pelo presidente Lula. Vou transcrever alguns trechos:
“Às voltas com um bebê de 4 meses, a dona de casa Amanda Fernandes, de 19 anos, diz não ter tempo para ‘acompanhar política’, mas resolve arriscar ao ser perguntada sobre qual é o candidato ou candidata à sucessão que tem apoio do presidente Lula:
- Acho que é um homem, mas esqueci agora. Ainda não sei em quem votar – diz a moradora de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.”
Ualace da Costa, 23 anos, morador de Senador Camará: “Não sou de votar, sou batista e acompanho mais a igreja que a política, mas Lula é Lula. É um cara bacana e não vai apoiar quem não presta. Não tenho nem idéia de quem Lula apóia. Mas com certeza meu voto vai para essa pessoa”
            Essa é a realidade do nosso país. Deu pra entender o título desse post agora?
Meu voto para presidente é da Marina Silva (PV). A Dilma me dá calafrios e o Serra...aff! Melhor nem falar! Mas sou realista e já espero pelo 2º turno: Dilma x Serra. E aí? O que será de mim? O negócio vai ser acompanhar as propagandas políticas e debates na TV para chegar a alguma conclusão... E, fora isso, rezar!

2 comentários:

  1. Se você rodar pelo interior do Brasil vai ver que a ignorância é ainda maior. Imagina o cara que recebe, sem trabalhar, uma bolsa pra ele, outra pra mulher, outra pro filho...
    Quem é que mandou distribuir? O Lula. Pronto. O que o Lula pedir ele faz.

    ResponderExcluir
  2. Olha, é por estas e outras que meu negócio é humor.

    E se quiser, dê um pulinho até lá!

    Pelo menos a gente poderá quem saber rir de coisas menos trágicos, combinado?


    Um abração carioca!

    PS, caso possa vá também ao blog da LUANA Sardinha Enlatada, pois ele está mostrando a orelha, aliás, lindíssima!

    ResponderExcluir