quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Não compre, adote!





Olá pessoal.
Inicialmente gostaria de agradecer a todos que estão acompanhando o blog e que comentaram. Muito obrigada mesmo! É bom poder contar com o apoio de vocês! 

O objetivo deste blog, conforme sua descrição, é discutir diversos assuntos e não pretendo focar apenas em um tema, como animais, por exemplo. A intenção é que este espaço seja livre para abordar qualquer assunto interessante (ou não, depende do ponto de vista do leitor). Mas não posso negar que sou tendenciosa às questões animais e ambientais, portanto, quando leio algo a respeito rapidamente me serve como fonte de inspiração.
E lendo ontem o site de notícias G1, da Globo.com, me deparo com a seguinte manchete: “Paulistas enfrentam filas e chegam a pagar R$ 5 mil por cachorro”. Óbvio, tive que ler todo o texto. Em resumo trata-se de mais uma dessas reportagens em que animais, neste caso específico, os cachorros, são comercializados como simples mercadorias. Talvez alguém diga que não vê mal algum nisso, mas desculpe-me, eu vejo!
Em minha opinião, quem está disposto a pagar uma fortuna para ter a companhia de um cachorro e até mesmo esperar meses para conseguir um “exemplar” (como diz a matéria), nunca entrou em uma Suipa ou qualquer abrigo de animais que seja. Nunca se deparou com a dor de animais abandonados por seus donos, animais que foram e são vítimas de maus tratos, animais que nasceram nas ruas e esperam desde sempre por um lar, por comida, por carinho. E são, acima de tudo, ignorantes, pois não percebem que não precisam ter um cão de raça rara para ter companhia, para ter segurança, para ter alegria em casa. Acho que na verdade a ignorante sou eu... quem disse que eles querem SÓ isso? Estão preocupados com status e isso eles não terão com qualquer cãozinho. Eles querem troféus, elogios, tirar onda com os vizinhos... e de quebra ainda terão a amizade leal de um bicho de estimação, porque essa amizade é garantida, seja com um vira-latas ou um Papillom.
Enfim, gostaria de ressaltar que esta é a minha opinião! Sei que, provavelmente, algumas pessoas que passarão por aqui para ler o meu texto já pagaram para ter um cachorro. Não estou aqui para crucificar ninguém, apenas dou um conselho: não compre um animal, ADOTE! A minha gatinha, Mingau, eu encontrei abandonada, pequenina, faminta vagando pela Av. Presidente Vargas. Trouxe para casa e hoje ela tem vida de princesa, me dá muitas alegrias e posso dizer: sinto-me uma pessoa melhor por tudo que fiz por ela e por tantos outros animais. Garanto, a sensação é maravilhosa e sempre valerá a pena.

6 comentários:

  1. Bem, quando eu tiver minha casa, pretendo ter alguns bichos. Específicamente, um casal de gatos e um cachorro! É uma boa procurar em abrigos, até pq eu que não compro mesmo, se tem um monte precisando e de graça.

    ResponderExcluir
  2. Gata, concordo com você.

    O meu baby Jack Marley eu o achei tmb, em araruama.
    Peguei ele e trouxe pra casa. HJ tá mais mimado do que eu fui. Pode? Minha mãe que estragou ele - Criado por vó é um mimo só - kkkkk

    bjooossss

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho dois gatinhos adotados, e eles são tratados a pão de ló... Outro dia, a gente estava se perguntado o que seria deles se não estivessem aqui... Têm a maior boa vida, passam o dia brincando, comendo e dormindo! Delícia!
    Acho um absurdo tratarem os animais dessa maneira, mas o que mais me corta o coração é saber que tem gente que convive com os animais, e depois tem a coragem de abandoná-los!
    Enfim, tem um blog de uma amiga que se dedica a cuidar de gatinhos de rua. É muito legal, e ela providencia a adoção dos animais.
    Visitem o blog dela, divulguem, ela faz um trabalho muito legal!
    http://gatosencantados.blogspot.com/
    Bjs
    Sol

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Belíssimo texto e, principalmente, belíssima mensagem! Se me permitir, gostaria de ressapa-la e inclusive colocar no face book, topas?

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Link do meu post sobre o tema:
    http://solquintela.blogspot.com/2010/08/procuro-um-dono-de-raca_2306.html

    ResponderExcluir
  6. É isso aí galera, adotar SEMPRE é a melhor opção! Vi o seu link Sol, achei ótimo!!
    Fernanda, obrigada pelos elogios e CLARO!! Pode repassar, colocar em sites de relacionamento, para mim será ótimo! Quanto mais divulgação, melhor! ;-) Obrigada pela força!

    ResponderExcluir