segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Desafio: um mês sem cerveja :-/



Caramba...passei um tempão sem escrever. Quase 2 meses! Confesso que andei (ou ando) meio preguiçosa, cansada, sem inspiração e sem criatividade, mas quero abandonar esse estado de apatia e voltar a escrever com mais freqüência. Minha querida amiga Flavia disse que está sentindo falta dos meus textos... e eu não quero decepcioná-la! ;-)

Tive uma idéia mirabolante esses dias, mas ainda não descobri se é uma idéia ótima ou absurdamente idiota. Resolvi ficar um mês sem beber. Quem me conhece bem deve estar rindo agora e dizendo: “até parece que ela vai conseguir”. Eu entendo, já que até eu mesma disse isso. Calma gente, não é que eu seja uma alcoólatra! Mas para mim, a cervejinha sagrada do fim de semana (lê-se sexta, sábado E domingo) é sagrada.
Tem coisa melhor do que, após uma semana de trabalho estressante e cansativa, sentar num barzinho com os amigos e beber aquele chopp Brahma gelado? Nossa...é tudo de bom! Beber uma cerveja numa festa, enquanto danço loucamente, comprar aquela cervejinha gelada para assistir ao jogo do Mengão...ai, ai. São prazeres que eu sempre me permiti e que simplesmente ADORO!
Imagino que vocês estejam se perguntando: se é tão bom e ela gosta tanto, por que resolveu ficar um mês sem beber? Bom...essa pergunta tem várias respostas e nem eu sei ao certo definir qual delas é a principal. Um dos motivos que me leva a tomar essa medida “drástica” é provar pra mim que eu posso conseguir, já que até eu mesma duvido, como eu disse anteriormente. Me sinto uma fraca em termos de força de vontade: entro na academia e fico um mês, resolvo caminhar diariamente e caminho apenas um dia, resolvo parar definitivamente de fumar e compro um maço...enfim! FRACA! A minha idéia é resolver ficar um mês sem beber e CONSEGUIR cumprir. Quero ter orgulho de mim, da minha capacidade e provar (apenas para mim) que sou mais forte que ela, minha amiga e inimiga, a cerveja. Pode parecer idiota, mas é verdade. Sabe quando você convive durante anos com uma situação, uma rotina e resolve de repente radicalizar? Pois é...tipo isso! E quem, assim como eu, mantém esse hábito sabe o quanto é difícil.
Vamos ao segundo motivo, tão importante quanto o primeiro: a balança. Sim, a temível e odiada balança. Ela tem me apontado uns quilos a mais que estão me incomodando bastante e o pior, concentrados justamente na barriguinha (que nem é mais inha faz tempo), o terror de qualquer mulher! E todo mundo sabe que cerveja em excesso engorda e dá barriga! Quem bebe, com certeza percebe o quanto a cerveja deixa nosso corpo inchado. Aff...por que tem que ser tão bom?? RS O fato é que eu quero e preciso voltar a caber nas minhas roupas. Olho para o guarda-roupa e fico deprimida, pois parte delas já não me serve tão bem como serviam. E isso...é o fim!

Tem também um terceiro motivo, que na verdade nem foi beeeem um motivo, foi mais uma conseqüência que é bastante atraente. $Economia$!! Afinal, quando pego a fatura do meu cartão de crédito todo mês eu percebo o quanto gasto com cerveja. São vários nomes de bares, restaurantes e afins que muitas vezes eu nem lembro como gastei porque já devia estar meio chapada na hora de pagar a conta. Talvez, juntando os sete anos de cerveja em minha vida, já poderia estar com um carro! Sei lá...só calculando pra saber, mas acho que prefiro nem saber!
Este final de semana foi o meu primeiro sem álcool. O último dia em que bebi foi no aniversário do André, meu namorado, em 27/09. Cruzes....isso aqui está parecendo o diário de um integrante do AA,  mas vamos continuar...
Confesso que foi BEM difícil...ainda mais quando todas as pessoas que fazem parte do seu convívio bebem e bebem com vontade! Percebi que seria mais difícil do que eu pensava quando minha boca simplesmente começou a encher d’água só de olhar para a cerveja. Era como se eu estivesse olhando um pedaço suculento de picanha ou uma taça de sorvete bem grande. Juro que não estou exagerando. Fiquei chata, de mau humor, sem vontade de sair de casa. Ainda bem que São Pedro ajudou trazendo frio e chuva, porque quando está calor a vontade de beber aumenta muito.
No domingo, depois de trabalhar como mesária nas eleições (ninguém merece esse segundo turno), a vontade de beber era absurda! Eu pensava que deveria me recompensar, já que tive que trabalhar em pleno domingo chuvoso enquanto as pessoas estavam bem quentinhas embaixo do edredom. E qual a melhor forma de me recompensar? Bebendo um belo chopp! Mas resisti.....com dificuldades, mas resisti. Contentei-me com um jantar gostoso na Parmê e 2 copos de suco de laranja. Enquanto isso, meus acompanhantes (André, Kathryn e Marcelo) deliciavam-se com Bohemia, que por acaso é minha cerveja preferida.

A verdade é que minhas motivações são, no mínimo, estranhas, já que eu não estou parando de beber e sim, deixando de beber por um período pré-determinado, no caso, um mês. Sendo assim, se eu emagrecer, desinchar, economizar e, principalmente, conseguir, será apenas por um mês. Afinal, qual o sentido dessa papagaiada toda se ela não vai operar nenhuma mudança realmente significativa em minha vida? Meu namorado me fez essa boa pergunta. Não sei...cismei que quero e pronto! Quero ver como meu corpo reage, como minha cabeça reage e quero ver se, ao término desse mês, eu me sentirei disposta não a parar de beber definitivamente, já que é uma coisa que me dá prazer. Mas quem sabe diminuir a dosagem e a freqüência já será um bom resultado. Vamos ver, eu conto depois.
O fato é que eu sobrevivi ao meu primeiro final de semana sem álcool depois de muito tempo. E me sinto bem por isso...estou confiante de que vou conseguir o mês todo! Sei que não vai ser fácil, quem disse que seria? Mas EU POSSO! Mais 24h...

Se você tem alguma experiência legal para compartilhar sobre o assunto não deixe de comentar aqui no blog. Palavras de incentivo também serão bem-vindas!

9 comentários:

  1. Você consegue amiga. Vai ser um mês que vai sobrar muita, mas muita cerveja por aí. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal a atitude hein ... podia aproveitar e ficar um mes sem fumar tb ... rs ... Sei que não é fácil ... dois de uma vez não dá né?
    Mas já é um bom começo ... depois nos conte os resultados ta lindona.
    Força
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Valeu a força amiga!! Na verdade, ficando um mês sem beber o cigarro quase nem vai existir, ja que fumo mais quando bebo. No dia-a-dia são só 2...quem sabe me livro tbm desses 2? rsrs Bjão

    ResponderExcluir
  4. Cara, falando por experiência de quem ficou dois meses sem bbr. É bom, o corpo fica feliz (o cérebro nem tanto), desincha, economiza... Te aconselho a sair para lugares onde você veja as merdas que as pessoas fazem bêbadas, assim vai se sentir bem melhor. Melhora seu humor pq um mês passa rápido, e vê se chama kando voltar a bbr!
    Vc consegue... e vai ser bem melhor... Vai até escutar o Jimmy Cliff na sua cabeça "I can see cleary now the rain is gone"
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Para satisfazer a curiosidade: NÃO CONSEGUI. Fiquei só 3 semanas...mas eu tentei! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Nesta 3 semanas sentiu que emagreceu um pouco?

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei muiito com esse post.. mas me diga sentiu diferença no seu corpo e conseguiu ficar os trinta dias sem?? rsrs

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei muiito com esse post.. mas me diga sentiu diferença no seu corpo e conseguiu ficar os trinta dias sem?? rsrs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, seu texto expressou tudo o que eu sentia quando decidi tbm dar essa "tregua" de um mês. A parte da boca salivando...aiii!Hoje completa 9 dias sem ingerir nenhuma bebida alcoolica, e espero realmente tbm, no final dos 30 dias ter aprendido a me controlar e a partir de então começar a beber mais pelo prazer em degustar uma boa cerveja sem ter que encher o carão...rsrs...E conta no final dos 30 dias sentiu quais diferenças? Abraçoo

    ResponderExcluir